Em 25 de outubro de 2022, a International Organization for Standadization (ISO) publicou a terceira edição da Norma ISO/IEC 27001.
A Norma ISO/IEC 27001 permite aos clientes gerenciar todos os riscos de Segurança da Informação por meio de um Sistema de Gestão elegível para certificação, com o objetivo de resguardar a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações relacionadas ao negócio, e aprimorar os aspectos tecnológicos, operacionais, processuais, humanos e ambientais.
A principal alteração diz respeito a lista e definição dos controles aplicáveis que gerenciam a segurança da informação, contida no Anexo A: alguns controles foram atualizados em linha com a evolução da tecnologia e dos cenários de risco e, em relação à versão 2013 da Norma, os controles estão agora reduzidos a 93 em 4 grupos. Alguns controles foram revisados, enquanto novos controles foram adicionados e outros reagrupados.
Outra mudança é o título: agora contém os termos “segurança cibernética” e “proteção de privacidade”, ampliando assim o escopo da Norma.
O International Accreditation Forum (IAF) estabeleceu um prazo de 3 anos a partir da data de publicação da Norma para a conclusão da transição.
Datas a recordar:
Após a conclusão bem-sucedida da auditoria de transição e após a validação pelo RINA, o certificado será reemitido em conformidade com a nova versão da Norma, mantendo o número de identificação e o vencimento do ciclo de certificação atual não será alterado, a menos que a transição seja verificada na auditoria de recertificação.
Se a atividade de transição não for concluída com sucesso até esse prazo, o certificado expirará e não poderá ser reconhecido. Assim, será necessário apresentar um novo pedido seguindo o procedimento previsto para a certificação inicial.